Audiência pública na Câmara Municipal pela causa animal.

Olá Germano! Agradeço desde já a oportunidade de poder trazer a vida dos animais como um assunto de extrema importância e que ao mesmo tempo é descontemplado. Animais domésticos são bichos de companhia, ou seja, são criados em casa e passam a fazer parte da família. Exercem outra função, como, por exemplo, cão de guarda, onde dá a sua própria vida para proteger os seus donos; quando estes estão dormindo, o cão fica acordado para garantir um sono tranquilo; cães que são guias de deficientes que não podem enxergar; há, ainda, os que exercem função social, ou seja, vão aos hospitais e creches, levando alegrias para aquelas pessoas necessitadas de carinho e atenção; os gatos que ficam o tempo todo do seu lado e se for preciso se torna caçador para deixar a sua casa limpa e livre de roedores. Tanto um como o outro são animais amorosos (cada um com seu comportamento específico).

Percebe-se que apesar de novas ações serem feitas em prol desses animais em nossa capital como UPAVET, SAMUVET e o CASTRAMOVEL, são elas pouco divulgadas para conhecimento da população. Assunto esse que deveria ter uma maior exposição, justo de quem hoje tem maior influência, líderes políticos e influencers digitais. No Brasil ocorrem abandonos e maus tratos de maneira indiscriminada, ações passiveis de crimes, sendo esses pequenos animais alvos fáceis e vulneráveis, incapazes de procurar seus direitos ou qualquer forma de ajuda. Vale ressaltar que a pandemia também agravou a situação, pois vários bichinhos perderam seus donos, com isso foram abandonados por não terem onde ficar.

A solução mais eficaz para proporcionar uma vida tranquila e digna aos animais é a adoção. Diversos animais estão à disposição, aguardando para serem adotados, porém poucos têm a sorte de ir para um novo lar e ganhar um novo dono que lhe dê abrigo, amor e alimentação. As ONG´s (Organizações Não Governamentais) em Campo Grande – MS, possuem um papel muito importante e fundamental, tendo como finalidade fornecer um lar transitório a esses seres carentes, até que alguém adote um animal. Contudo, na maioria das vezes, não é o que acontece. Não ocorrendo à adoção, as ONG´s deixam de ser um lar transitório, passando a ser permanente. Novos animais aparecem e a estrutura torna-se ainda mais comprometida, pois o estabelecimento se torna inviável para receber novos animais e continuar com os antigos, sem qualquer apoio do Estado e da sociedade. Algumas das ongs, que de forma voluntaria, tentam salvar esses animais, e que necessitam de maior visibilidade e apoio são, abrigo dos bichos, ong pedacinho do céu, amicat’s, ong cão feliz. E mesmo para quem não possa adotar, existe a chance de doar amor de forma solidaria em raçoes, produtos de limpezas para essas ongs ou apenas deixar em frente a casa uma caixinha, com pano e um pouco de comida para que pelo menos tenham onde descansar.

Todos esses inocentes animais estão prontos para distribuir amor, cuidado e atenção para seus novos donos, pedindo em troca apenas reciprocidade, estejam abertos a se informarem e adotar. Que a sociedade valorize essas vidas, porque elas também importam.


(agradeço também aos vereadores com quem busquei ajuda e se juntaram a causa: Vereador betinho, Professor André Luis, Professor Riverton, Dr. Victor Rocha, vereador Ademir Santana, que sirvam de exemplo ao nossos representates políticos)


ONGS QUE PRECISAM MAIOR VISIBILIDADE E APOIO DE CAMPO GRANDE – MS:



ONG Abrigo dos Bichos

https://abrigodosbichos.org

 

Ong Cão Feliz


@CÃOFELIZ.ONG


Ong Amicat’s


" https://amicats.org.br

Ong pedacinho do céu


@ong.pedacinhodocéu


Instituto guarda animal


@institutoguardaanimal


Amanda Bileski


@mapancg


Vira latas MS


@viralatasms

Categoria:

Deixe seu Comentário