Beto Avelar solicita prorrogação de contratados de beneficiários de proinc durante pandemia
*Beto Avelar solicita prorrogação de contratos de beneficiários do Proinc durante pandemia*
O vereador Beto Avelar (PSD) encaminhou ao prefeito Marquinhos Trad um ofício solicitando ao Executivo Municipal a publicação de um decreto ou Projeto de Lei para prorrogar o contrato dos beneficiários do Proinc - Programa de Inclusão Social – durante o período de pandemia. O objetivo é impedir a demissão dos trabalhadores no momento de maior dificuldade para a busca de vagas por emprego na Capital em decorrência dos impactos econômicos da pandemia de COVID-19.
“A maior reclamação destes trabalhadores que tem o contrato encerrado é a perda da renda familiar. Muitos estão desesperados por não conseguir emprego em razão da pandemia que impactou na redução de postos de trabalho e dificultou os investimentos para contratação de trabalhadores. Minha proposta é fazer com que o contrato seja encerrado somente após a pandemia para não colocar mais dificuldades para estas famílias”, explica o vereador Beto Avelar.
Líder do prefeito Marquinhos Trad na Câmara Municipal, Beto Avelar destaca que o programa da Prefeitura gera renda e emprego para trabalhadores em situação de vulnerabilidade e o encerramento de contrato neste período de pandemia aumentaria o desemprego. “Um dos pré-requisitos para ser incluído no Proinc é a vulnerabilidade. Muitos deles estão com mais de 50 anos ou tem deficiência física e dificilmente são absorvidos pelo mercado de trabalho. Assim como ocorre nos contratos da Saúde, é necessário prorrogar o contrato destes trabalhadores que são essenciais para o funcionamento dos serviços de Campo Grande” destaca Beto Avelar.
A maior parte beneficiados pelo Proinc trabalha nos serviços de infraestrutura da Capital como operação tapa-buraco, limpeza de vias, manutenção de áreas públicas, além de zeladoria de órgãos públicos.
Beto Avelar foi coordenador do Proinc entre 2018 e 2020. Na Câmara Municipal, o vereador foi responsável por ampliar benefícios para os trabalhadores do Proinc com a estabilidade da gestante, o seguro de vida, o bônus natalino, gratuidade para concursos públicos da Prefeitura, o descanso remunerado e a poupança para resgate ao fim do contrato. Junto ao Ministério Público, Beto Avelar luta para que os contratos dos beneficiários do Proinc possam ser prorrogados de dois para quatro anos caso os trabalhadores atendam os critérios necessários para o benefício.